Como começar a escrever um texto?

escrever um texto, página em branco

Iniciar um texto pode ser uma tarefa bastante complicada para algumas pessoas. Isso não é de se estranhar, tendo em vista a importância de uma boa introdução: assim como um título impactante, ela tem a capacidade de despertar o interesse do  interlocutor e convidá-lo a continuar a leitura.

As palavras iniciais de um texto

As palavras iniciais de uma composição escrita também são semelhantes à cena de abertura de um filme, que tem o poder de apresentar ao espectador a temática da obra, o tom dela ou certas características que devem ser ressaltadas a seu respeito. Saber conciliar diferentes aspectos na hora da escrita para obter esses variados efeitos que uma introdução produz é o que pode tornar difícil a missão de começar um texto. É verdade que cada situação tem demandas distintas e que cada pessoa escreve de uma maneira particular. No entanto, existem algumas orientações gerais que podem ser de grande ajuda na hora de fazer esse trabalho. O primeiro passo é elaborar um projeto do texto.

O planejamento do texto

Aqui, rascunhos e mapas mentais podem ser de grande auxílio. O planejamento textual pode facilitar a construção da introdução, pois o autor começará seu texto com uma visão clara do que ele quer transmitir. Uma segunda dica é: conheça as especificidades do seu texto. Em produções mais extensas, como teses, a introdução pode ser uma espécie de resumo ou roteiro, antecipando pontos importantes da leitura. Por outro lado, em textos curtos, como redações escolares, às vezes basta que ela apresente um panorama sobre o tema.

Escrever e reescrever

Por fim, outra estratégia é a reescrita. Essa é uma boa dica para quem segue escrevendo com mais fluidez depois que já deu um “pontapé inicial”, mesmo que essa introdução não seja escrita com zelo. Nesse caso, quando o texto estiver quase pronto, é recomendável reformular essa parte, refinando a introdução diante do quadro completo do que já foi escrito.