Alguns desafios da edição de textos

Edição de texto

O trabalho de edição de textos é delicado. A relação entre quem assina e quem edita o texto deve ser de total confiança. Afinal, a quem você entregaria, sem medo, o seu precioso trabalho?

Os objetivos da edição

É fundamental entender a natureza do texto e os objetivos da edição. É uma apresentação de slides que precisa ser informativa e, ao mesmo tempo, sucinta e interessante? É um trabalho acadêmico que precisa caber em um número x de páginas? É um trabalho de ficção que precisa de unidade? Seja qual for o tipo de texto, o objetivo da edição deve estar claro para quem vai editá-lo. Esse direcionamento é importante e torna o trabalho mais produtivo. E quanto mais pessoal ou autoral for o trabalho, mais delicado é o processo.

A importância dos princípios de edição

Um dos princípios de edição favoritos da Amora está no Chicago Manual of Style (também conhecido como CMS) e fala do exercício da cautela no trabalho de edição de um texto. Segundo esse manual, profissionais de edição experientes serão capazes de reconhecer figuras de linguagem inusitadas, sem fazer intromissões desnecessárias no texto. Além disso, serão capazes de saber quando realizar uma alteração direta no texto ou quando apenas sugeri-la. E, finalmente, saberão dizer, com tato, quando o uso de determinada expressão é inapropriado.

O respeito ao estilo do autor

O CMS ensina que o trabalho de edição deve ser orientado pelo respeito ao estilo original do texto, seja esse estilo exuberante ou comum. E essa é a base da confiança entre quem escreve e quem edita um texto. A orientação valiosa do manual é que mudanças consideráveis em um texto devem ser feitas de maneira criteriosa. O texto deve ser aprimorado para chegar à sua melhor versão, tendo a sua autoria respeitada, e não ganhar um novo autor.