Pra você consultar a obra certa: dicionários, glossários, vocabulários…

computador, amora consultoria linguística, dicionários

Você sabe qual é a diferença entre dicionário, vocabulário, glossário e léxico? A Amora adora falar sobre esse tema (confira aqui). E a professora Michelle Vilarinho, da Universidade de Brasília, que é especialista, explica tudo sobre as particularidades de cada obra.

O dicionário é a obra que registra palavras da língua comum. O vocabulário é um repertório terminológico, isto é, apresenta termos de uma área de conhecimento ou do saber. Por exemplo, o vocabulário da medicina, da arquitetura, da literatura. Já o glossário é uma lista de palavras de um texto ou uma lista de termos de determinado campo lexical. Todos eles trazem uma definição (entre outras informações, como categoria gramatical, contexto, etc...).

Uma diferença básica entre esses três tipos de obra é a quantidade de palavras ou termos que cada uma registra. O dicionário, por exemplo, é bem mais abrangente do que um vocabulário e um glossário. Finalmente, o léxico é um inventário de termos acompanhados de seus equivalentes em uma ou mais línguas. Uma característica do léxico que o distingue das demais obras é o fato de que ele não traz uma definição, apenas as equivalências. Simples, não?