Ferdinand de Saussure: referência obrigatória nos estudos linguísticos

Curso de Linguística Geral, Ferdinand de Saussure

Este é um dos primeiros nomes que estudantes aprendem em uma aula de introdução à linguística: Ferdinand de Saussure, um dos mais conhecidos e importantes linguistas do século XIX. Curiosamente, a sua obra mais popular é uma que o próprio Saussure não escreveu.

Curso de Linguística Geral

O Curso de Linguística Geral é um compêndio de anotações de aula dos seus alunos publicado em 1916, três anos após a sua morte. Com ele, aprendemos que uma unidade linguística (grosso modo, uma palavra) é feita da união de dois elementos:

"O signo linguístico une não uma coisa e uma palavra, mas um conceito e uma imagem acústica."

Significante e significado

Os termos conceito e imagem acústica foram substituídos por significado e significante, respectivamente. E essa é a noção consagrada de signo linguístico com a qual trabalhamos até hoje. Mas Ferdinand de Saussure não teve, em vida, pistas de que seria considerado e estimado como o grande linguista que foi.

Referência obrigatória nos estudos linguísticos

Saussure jamais publicou um livro que refletisse o fôlego do seu trabalho, tinha poucos alunos e somente muito mais tarde em sua carreira foi nomeado professor. E cá estamos, falando sobre uma das primeiras figuras que nos apresentam em uma aula de linguística.