O que é uma consultoria linguística?

Caderno, livro, comunicação, conversa, amora consultoria linguística

Muitas pessoas perguntam o que é uma consultoria linguística e querem saber, afinal, o que a Amora faz. Muitas acham que é “uma empresa de revisão” ou que é “uma empresa de tradução”. Na verdade, esses são alguns dos serviços que a Amora oferece.

Primeiro: o que é consultoria?

Em um artigo bem didático, Zimmer explica a distinção entre consultoria e assessoria. Ambas são similares, pois envolvem a resolução de problemas por profissionais especializados em determinada área do conhecimento. Mas há diferenças importantes. A assessoria envolve o trabalho em projetos de longo prazo, e um assessor pode assumir posições de liderança dentro de uma organização. Já a consultoria diz respeito à resolução de problemas específicos, geralmente com atuação de especialistas em projetos mais curtos.

Segundo: o que é linguística?

A Linguística (com letra maiúscula) é uma ciência. Seu objeto de estudo são os fenômenos das línguas naturais. Ela se subdivide em vários subdomínios que incluem fonética, fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, pragmática, linguística histórica e sociolinguística. Mas a linguística também é um adjetivo que qualifica tudo aquilo que é relativo à língua como meio de comunicação (Houaiss). Na Amora, temos compromisso com os dois usos do termo. Quando escrevemos no blog sobre fenômenos diversos das línguas, nosso objetivo é instigar as pessoas a conhecerem mais sobre essa ciência. Assim como quando promovemos eventos sobre Linguística para o público geral. E a Amora também trabalha com tudo o que diz respeito ao uso da língua.

Dedicação à palavra e ao texto

A consultoria linguística oferece um olhar de especialista a um problema (desafio ou demanda) que envolva a linguagem. Pode ser a adaptação de um texto sobre saúde escrito em linguagem técnica, que deve ser mudado para alcançar um maior número de pessoas. Pode ser a redação de um parecer técnico que explique as propriedades sonoras e morfológicas de determinado nome, de modo que este seja aceito como uma opção legalmente viável para uma empresa. Pode ser a tradução de um livro sobre tipografia, que ainda não tem um vocabulário consolidado em língua portuguesa. Enfim, há muitos campos de atuação possíveis para a consultoria linguística, e a Amora gosta de atuar em todos eles.