Produção de texto: esqueça a tirania do produto final

Caderno, amora consultoria linguística, produção de texto

Na hora de produzir um texto: esqueça a tirania do produto final. Este é um excelente conselho de William Zinsser para quem vai escrever um texto.

A ansiedade diante do “texto perfeito”

Às vezes, podemos ter um sentimento de ansiedade induzido pela leitura de textos excelentes, bem-acabados. Imagine que você tenha exemplos a serem seguidos (já falamos sobre isso aqui!), mas que esses exemplos mais atrapalham do que ajudam. É possível olhar para eles de outra maneira.

Não existe fórmula mágica

Um texto excelente não foi magicamente escrito (lembra da história da inspiração?). Ele foi pensado, polido, reescrito. E quando estamos fixados no produto final, no texto perfeito, no artigo impecável... esquecemos de dar atenção a todos os passos prévios que são necessários para chegarmos a essa tão desejada versão final.

Planejamento, pesquisa, rascunho…

Esquecemos do planejamento. Esquecemos da pesquisa. Esquecemos do rascunho. Zinsser fala também da insistência em venerar o “resultado vencedor”. Esse é um importante aprendizado. Parar de venerar o resultado final e passar a olhar com mais atenção o processo.