Versão final: perfeita para a revisão de texto

texto, revisão de texto, amora consultoria linguística

Por que a versão final de um texto é tão importante para quem vai revisar o texto? Revisores são pessoas chatas, que querem ter o controle de tudo? Não exatamente... A exigência de trabalhar na versão final de um texto não é um capricho.

Planejamento da revisão de texto

Em primeiro lugar, com essa versão em mãos, é possível elaborar um orçamento mais preciso, além de planejar um cronograma de entrega de maneira bem organizada. Planejamento é uma etapa fundamental de qualquer projeto!

A visão de todo

A primeira leitura do material será mais completa se for feita na versão final. Isso é particularmente importante para o caso de profissionais que avaliam aspectos textuais que vão além da correção gramatical e olham para a progressão e coerência das ideias, o conteúdo bem como para a formatação.

O texto ideal para a revisão

Por último, devemos pensar que, se o texto ainda será modificado, editado ou se ainda vai incorporar o feedback de orientadores, coautores ou amigos... então ele ainda não está pronto! Ou seja, não está em sua melhor forma para uma leitura de revisão de texto. Tudo tem um tempo certo, e o ideal é que revisores trabalhem na versão finalíssima de um texto. Isso é bom para os dois lados, tanto para quem revisa quanto para quem assina o texto.