"Você já pesquisou no dicionário?"

Dicionário eletrônico

Para muitas pessoas, a familiaridade com o dicionário se resume à busca pelo significado de uma palavra e à estratégia de pesquisa por ordem alfabética. Isso acontece porque, em geral, somos apresentados ao dicionário na condição de leitores. Raramente somos compelidos a usar o dicionário como uma referência na hora de escrever. No entanto, os dicionários registram informações sobre as palavras e as relações entre elas que vão muito além da definição. Sem falar que há muitas estratégias de busca em dicionários, especialmente em versão eletrônica, além da pesquisa alfabética.

O que eu posso encontrar em um dicionário?

Em geral, um dicionário de língua comum (por exemplo, Dicionário Aurélio ou Dicionário Houaiss) traz informações sobre etimologia, ortografia, classe gramatical, significado, uso, exemplo, regência, conjugação, pronúncia, além de antônimos, sinônimos, variantes, palavras correlatas, entre outros. Isso quer dizer que, além de saber o significado de uma palavra, você pode descobrir também como ela é usada. Está com dúvida de regência na hora de escrever? Faça uma pesquisa no dicionário.

Que versão escolher?

Muitas pessoas ainda têm em casa dicionários em versão impressa. Eles, de fato, têm seu charme. Mas há também obras em versão eletrônica, que podem ser instaladas no seu computador/ tablet ou estar disponíveis online. A escolha de uma ou de outra vai depender de preferência pessoal e também do objetivo de uso. É bom lembrar que dicionários eletrônicos dispõem de um potencial para exibir informação que não está ao alcance dos dicionários impressos. Visite, por exemplo, o Wordnik para entender do que estamos falando. Dicionários eletrônicos permitem, além da pesquisa alfabética, a pesquisa combinada, a pesquisa reversa e a pesquisa por elementos mórficos (a última usada, por exemplo, para buscar determinados prefixos ou sufixos).

Quais são os tipos de dicionários que podem me ajudar?

Além dos dicionários de língua comum, temos os dicionários analógicos, semânticos, de rimas ou de analogias, para citar alguns. Eles ajudam profissionais que estão escrevendo diferentes tipos de projetos, acadêmicos, jornalísticos ou criativos. Manter uma lista de dicionários na seção Favoritos do seu computador é uma ótima estratégia para ter as melhores referências ao alcance de um clique.